Carregando

Dia do Bombeiro Brasileiro

Dia do Bombeiro Brasileiro

Bombeiros do Brasil, 167 anos de história.

O Dia do Bombeiro Brasileiro é comemorado em 2 de julho, a história do Corpo de Bombeiros no Brasil começou em 1856, através do Decreto Imperial nº 1775, assinado por sua Majestade o Imperador Dom Pedro II oficializando a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, o primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil no Rio de Janeiro.

Reuniram-se na Casa do Trem (Arsenal de Guerra) todas as seções de Bombeiros que existiam para o serviço de extinção de incêndios, sob o comando do Major João Batista de Morais Antas.

Antes da criação dessa corporação, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças deveriam ficar na fila do poço mais próximo e contar com a sorte de encontrar água a vontade, assim começava a luta contra o fogo, os baldes eram passados de mão em mão até chegar ao local do incêndio, a maior preocupação era porque nenhuma daquelas pessoas tinha experiência, e corriam sérios riscos de maiores danos.

No ano de 1850, um incêndio na Rua do Rosário, atual 15 de novembro, foi extinto por bravos bombeiros que utilizaram uma bomba manual emprestada pelo francês Marcelino Gerard, em 1851 devido a este incêndio ocorrido no ano anterior, foram adquiridas duas bombas.

Ainda em decorrência do tal incêndio, no ano seguinte foi apresentado na Assembleia Provincial pelo Brigadeiro Machado de Oliveira, o Projeto de Lei de um Código sobre Prevenção de Incêndios, neste código estava regulamentado os serviços de prevenção e extinção de incêndios, assim por lei a população ficou obrigada a auxiliar a polícia em dias de incêndio.

No ano de 1861, ocorre um incêndio em uma livraria na Rua do Carmo, em 1863 um novo incêndio, desta vez na Rua do Comércio em uma loja de ferragens, já em 1870 um barril de pólvora explode no centro de São Paulo.

Em 1961, no mês de dezembro em Niterói no Estado do Rio de Janeiro, um incêndio criminoso no Gran Circus Norte-Americano chocou a todos, deixando 503 pessoas mortas e mais de 800 feridos.

Na década de 70, dois grandes incêndios mobilizaram a região central de São Paulo, no edifício Andraus ocorrido em 24 de fevereiro de 1972, deixando um saldo de 16 pessoas mortas e 345 feridas, e no dia 01 de fevereiro de 1974, a tragédia no Edifício Joelma, com 187 mortos e aproximadamente 300 feridos.     

Já em fevereiro de 1981, o incêndio do edifício Grande Avenida, onde ficava a torre de transmissão da TV Record com 17 mortos e 53 feridos.

No mês de julho de 2007, um avião da TAM caiu em frente ao aeroporto de Congonhas e deixou 199 mortos, lembrando também da boate Kiss, em Santa Maria (RS), a tragédia causou a morte de 242 pessoas em janeiro de 2013.

Essas são apenas algumas tragédias ocorridas no Brasil, e graças esses seres humanos chamados de anjos, muitas vidas foram salvas.

Fica aqui nossa homenagem a todos os bombeiros do Brasil pelo seu dia, lembrando que, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e do Distrito Federal completam 167 anos de existência em 2 de julho, mesma data que é comemorado o dia do Bombeiro Brasileiro.

Foto abertura: Alberto Takaoka

Montagem: Cássio O. Messias

Dia do Bombeiro Brasileiro

- Parceiros/Conveniados -

Andorra Madeiras

Comentários



- Parceiros/Conveniados -

Teli Salgados